quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O que chamo de classe.

Um brasileiro dando uma aula do que chamo de classe. Um esculacho educadíssimo nos americanos!

______

Durante debate em uma universidade, nos Estados Unidos, o ex-governador do DF, ex-ministro da educação e atual senador CRISTÓVAM BUARQUE, foi questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazônia.O jovem americano introduziu sua pergunta dizendo que esperava a resposta de um Humanista e não de um brasileiro.Esta foi a resposta do Sr.Cristóvam Buarque:

"De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que nossosgovernos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso. "Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a humanidade."Se a Amazônia, sob uma ética humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro. O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazônia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extração de petróleo e subir ou não o seu preço.
Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país. Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.
Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França. Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo gênio humano. Não se pode deixar esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural Amazônico, seja manipulado e instruído pelo gosto de um proprietário ou de um país.
Não faz muito, um milionário japonês, decidiu enterrar com ele, um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquelequadro deveria ter sido internacionalizado."Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milênio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova York, como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua históriado mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.
Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maiores do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil.
Defendo a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do Mundo tenha possibilidade de COMER e de ir à escola. Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro.
Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa. Só nossa!
.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Zapping.

Ontem, deitada na cama com meu namorido, passei com os dedos nervosos, ligeiramente, por cada um dos trocentos canais da tv a cabo.

Antes de chegar no 61, que sempre é o salvador, passei os olhos em canais que vendem tapetes, gado (!?), e pelos que passam as mesmas séries de sempre. Shoptime e Bottini querendo empurrar algum eletrônico "SEN-SA-SIO-NAAAL", na people+arts algum makeover da vida, cartoon e seus padrinhos mágicos, animais procriando na Discovery, marcos mion ( pra mim nem existia mais) com o mesmo sotaque escroto e piadas mais escrotas ainda na MTV. E ainda, um canal que toca música ao mesmo tempo em que mantém na tela um chat, com torpedos enviados por telefone. "gatinha-rj, pq vc saiu? ñ ker mais tc?", e por aí vai. Deprimente.

Quase não sobrevivi ao zapping. Não virei para o lado e dormi nem desliguei a televisão um minuto depois de tê-la ligado, como ocorre quando chego ao cúmulo de ligá-la, porque estava passando um dos meus filmes favoritos.

O controle nas mãos de uma hiperativa insône é uma arma. Meu namorido, graças a Deus, não surta mais com as trocas de canal, passando quase de dois em dois. Ele me entende. Ou é isso, ou é a fofinha aqui falando nos ouvidos dele. Ele é esperto.

Esqueci de mencionar que a fofinha é meio surda e que se continuar insistindo em aumentar o volume, às duas da manhã, vai ser gentilmente e amorosamente, retirada da cama e tacada pela varanda.

Por via das dúvidas é melhor eu providenciar fones de ouvido. Logo!
.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

[ Redação Semanal ] Promessa do futuro

Tema: O desafio de se conviver com as diferenças

_____________________________

Promessa do futuro

Cerca de 6,5 bilhões de pessoas vivem no planeta Terra. Conciliar as diferenças da criação de cada uma delas é um desafio que ganhou nos últimos anos um aliado, a globalização. Conflitos gerados por preconceitos ainda são frequentes mas o progresso na aceitação das diferenças pode ser visto em fatos atuais.

Ao encurtar as distâncias geográficas, a globalização também estreita a relação entre países de culturas diversas. Por interesses comerciais ou para evitar estragos irreparáveis provocados por guerras, certos dogmas de intolerância não se sustentam mais.

Não só os Estados Unidos, mas também o mundo ganhou quando a mesma sociedade que admitiu a criação da Ku Klux Klan, movimento racista que apóia uma supremacia dos brancos, no mês de Novembro foi às urnas para escolher como presidente Barack Obama, um negro. Votaram também, em alguns estados, a favor da legalização do casamento gay.

O Brasil é um exemplo de país onde não tem como uma maioria sustentar preconceitos. A população brasileira é caracterizada pela miscigenação entre europeus e africanos. Além disso, é marcada por diferenças alarmantes entre as classes sociais. Se não houvesse aceitação das diferenças o país seria palco de diversas guerras civis.

Conviver com as diferenças é um desafio lançado a partir do nascimento de cada ser humano. Começa na convivência com os familiares e na educação dada ao longo da criação de cada um. A juventude do mundo globalizado é mais tolerante e aberta a mudanças. Esses jovens serão os adultos no futuro. Serão portanto a promessa de um mundo senão unido mas pelo menos um pouco mais fraterno.

[ Redação Semanal ] Doses diárias

Tema : Levando em consideração a análise dos acontecimentos políticos da atualidade, reflita sobre a eficácia da recomendação expressa no jargão "RIR É O MELHOR REMÉDIO".

____________________

Doses diárias

As manchetes dos jornais denunciam um país marcado por escândalos de corrupção e aumento da criminalidade. A triste conjuntura política do Brasil contrasta com seu povo, conhecido pela hospitalidade e alto astral. O bom humor é usado pelos brasileiros como válvula de escape para situações onde não se vê outra saída a não ser a aceitação dos fatos.

Engarrafamentos causados por falta de transporte público eficiente, arrastões nas praias e casos de balas perdidas seriam motivos suficientes para os cariocas, por exemplo, não rirem. Entretanto, o riso não se revela apenas como manifestação de alegria. Gargalhadas para os cariocas representam a prerrogativa de que é possível viver feliz apesar dos problemas.

O riso e o humor, está provado cientificamente, diminuem índices de estresse e ansiedade, reforçam a imunidade, relaxam a tensão muscular e amenizam a dor. Não só dor física mas também mental. As pessoas se tornam mais esperançosas e otimistas e dessa forma dão o primeiro passo para melhorar a qualidade de suas vidas.

Mudar o quadro político de uma cidade, ou de um país, não é tão fácil quanto mudar a maneira de lidar com acontecimentos rotineiros. Para os que preferem o mal humor e o descontentamento constante não tardará o consumo de um remédio ou para depressão, ou para problemas de coração. O único remédio que só apresenta efeitos colaterais bons, o ato de sorrir, devia ser prescrito por todos os médicos. Em doses diárias.

[ Redação Semanal ] Mais um sonhador

Tema: Marinetti afirmou que a guerra é a 'única higiene do mundo'. Se posicione objetivamente a respeito dessa opinião.

____________________.

Mais um sonhador

Interesses materiais ou ideológicos podem ser causas de conflitos entre grupos de uma mesma nacionalidade ou de etnias diferentes. A violência e a intolerância vista em tais conflitos afastam a idéia de um mundo unido. Pensamentos como de Marinetti são venenos corrosivos que destilam egoísmo e ganância.

O ato de ignorar sentimentos humanos como a bondade no coração, a afeição e o amor é o primeiro passo para começar uma guerra. Cultuar a guerra é cultuar a morte, o sofrimento. Um mar de sangue não há de ser higiênico. Além disso, máquinas não retribuem abraços e quem incentiva a guerra é ferido pelas mesmas armas que usam para ferir.

Marinetti prega ruidosamente a antitradição.Celebra a era mecânica e a guerra mais do que celebra a vida. Isso é desejar o fim da humanidade. Segue ainda a idéia de que não há beleza senão na luta. Que a luta seja pela paz e pela tolerância portanto.

Ao lado de John Lennon, ainda existem pessoas que anseiam pelo mundo como um só e acreditam na paz mundial. Mesmo que sejam chamadas de sonhadoras e que guerras continuem acontecendo. Antes canalizar as forças acreditando em algo que beira a utopia do que numa admiração à destruição.
.

[ Redação Semanal ] Nobel da humildade

Tema: Se posicione sobre a frase: Não há nada tão estúpido como a inteligência orgulhosa de si mesma.

________________

Nobel da humildade

A cultura da concorrência e o deslumbre pelo sucesso fazem com que conceitos básicos da formação de um indivíduo se invertam. Não são mais prioridades os atos de amor ao próximo, amizade e generosidade. A humildade não cresce junto com a inteligência que possibilita um lugar de destaque na sociedade.

Inteligência é a capacidade de fazer distinções. Dependendo do ambiente ou do contexto onde a pessoa está. No mato, o caipira é mais inteligente que o garoto da cidade. Um médico ao ver o olho de um paciente já distingue sintomas imperceptíveis a um leigo. Entender que todos são ignorantes só que em assuntos diferentes é o primeiro passo para atos de humildade.

A conhecida frase do filósofo Sócrates "Só sei que nada sei" expressa uma idéia que todos deviam seguir. Não se achar superior ao receber elogios. Entender que se achar superior limita as trocas interpessoais e enfraquece as relações com as pessoas ao redor. Aquele que se esforça para ser uma pessoa de valores, amiga, companheira, solidária é sim digna de um prêmio Nobel.

Aquele que humilha ou despreza um ser humano hoje, esquece que o amanhã existe e que prega peças. Diferentes de um dom, caráter e gestos de humildade não são presentes "divinos". São construídos ao longo da vida. Quem usa a inteligência para servir, para o bem e não como algo para se colocar num pedestal, é a real definição de uma pessoa inteligente.
.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Machismo realista

.
'-Homem ou mulher, filha ?!

-Homem, mãe! Mulheres são dissimuladas!

Essa foi minha resposta para o gênero do analista se a idéia se concretizar. Engana-se quem pensa que defendo o machismo. Meu "ismo" só pode ser encontrado na palavra realismo.

Ainda escrevo sobre em que as mulheres são superiores em outro post.
Nesse vou falar sobre a superioridade dos homens.

Primeiro, deixo claro que falo de MAIORIA, e de que maioria exclui um número que pode ser de 49%. Portanto, nada de choramingos do tipo "conheço uma ou duas que não são assim , ué"

Exceções existem mas são EXCEÇÕES.
Maioria dos homens

*Dirige melhor que as mulheres. Mulher tem medo de meter o carro na frente de um ônibus, não tem atitude no trânsito. Se bem que é melhor não ter porque quando tem .. ai ai ai. Quando avisto uma barbeiragem e dou aquela olhada quando passo pelo carro, pode apostar, é mulher. Se um sujeito demora milênios para estacionar, ainda mais se for de ré... ooo... é mulher.

*Uma empresa cheia de mulheres é certamente palco de uma choradeira a cada semana, e a cada ciclo menstrual de um caos. Não adianta falar para não levar para o lado pessoal. Elas VÃO levar para o lado pessoal. Fofocas também serão constantes.

*Futebol é mais para homens. Eu sou mulher, amo futebol, cresci jogando e assistindo tanto na tv quanto ao vivo mas tenho que concordar: faço parte de uma minoria. Quando uma mulher finalmente se aventura no meio, não pode cometer um erro sequer senão é devido ao fato de ser mulher. É triste mas até eu inconscientemente faço logo essa analogia.

*Vivem melhor a vida. Não se prendem a padrões, tanto quanto as mulheres, optam pela simplicidade e objetividade sempre. São DEVERÁS racionais. Mulheres são emocionais e são imbatíveis no quesito fazer tempestade em copo d''agua. Se eu disser para um amigo meu que ele está gordo certamente ele vai fazer uma piada. Ou então irá concordar e falar "Po é mesmo cara, tenho que malhar!!. Se disser para uma amiga, ela além de cultivar um ódio de mim ainda poderá cair em depressão.

*São em geral bem humorados ou menos rancorosos talvez. Conto nos dedos de UMA mão amigAS minhas que me fazem gargalhar. A maioria das meninas hoje em dia são sem SAL. Sem graça nenhuma, sem disposição para algo que não envolva a caçada hah, sem conteúdo que preste. Poucas são aquelas que fazem comentários aleatórios e sagazes, que se divertem com os pequenos acontecimentos. Os homens são uns palhaços, irônicos e dinâmicos.
__

Os livros da autora argentina Maitema "Mulheres Alteradas" mostram exatamente a maioria feminina. E "Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor" de Allan e Bárbara Pease mostra que tais diferenças se sustentam desde a época das cavernas.

Um dos melhores livros que já li sobre relacionamentos, esse de Allan e Bárbara Pease. Costumo emprestar meus livros preferidos e acabo por não revê-los e com esse não foi diferente. Ainda separo os melhores trechos e posto aqui.

Por fim, mesmo sabendo que outras milhões de diferenças existem uma frase explica bem porque tenho tantas amizades masculinas:
"Enquanto as mulheres reclamam os homens partem para a solução"

E além disso eles são campeões de ironias e sarcasmos. Afrodisíacos da vida, ao meu ver.
.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O espelho.

Entendendo homem como um ser humano, vi nesse texto o resumo da minha filosofia de vida: "contanto que, ao me deitar, minha cabeça não pese no travesseiro".
_____________________________________

O Homem do Espelho
( Dale Wimbrow )

Quando conseguir tudo que quer na luta pela vida
E o mundo fizer de você rei por um dia,
Procure um espelho, olhe para si mesmo
E ouça o que aquele homem tem a dizer

Porque não será de seu pai, mãe ou mulher
O julgamento que terá que absorvê-lo.
O veredicto mais importante em sua vida
Será o do homem que o olha do espelho.

Alguns podem julgá-lo modelo,
Considerá-lo um ser maravilhoso,
Mas ele dirá que você é apenas um impostor,
Se não puder fitá-lo dentro dos olhos.

É a ele que deve agradar, pouco importa os demais
Pois será ele quem ficará ao seu lado até o fim.
E você terá superado os testes mais perigosos e difíceis
Se o homem no espelho puder chamá-lo de amigo.

Na estrada da vida, você pode enganar o mundo inteiro,
E receber palmadinhas no ombro ao longo do caminho,
Mas, seu último salário será de dores e lágrimas,
Se enganou o homem que o fita no espelho.
.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Não pisque.

E depois da notícia, não fui tomada de raiva. Meu chão não sumiu, não fiquei me questionando sobre o que é a vida e pra que ela serve. Apenas pensei: É isso aí,acabou pra mais um. Mas não pra você, por isso VIVA o máximo, desfrute o máximo do seu corpo e saúde atuais.

Esse talvez seja o melhor jeito de agradecer a Deus por tudo que tenho, aproveitando
cada segundo. Sem piscar.

Don't Blink
( Kenny Chesney )

I turned on the evening news
Saw a old man being interviewed
Turning a hundred and two today
Asked him what's the secret to life
He looked up from his old pipe
Laughed and said "All I can say is."

Don't blink
Just like that you're six years old and you're taking naps and you
Wake up and you're twenty-five and your high school sweetheart becomes your wife
Don't blink
You just might miss your babies growing like mine did
Turning into moms and dads next thing you know your better half
Of fifty years is there in bed
And you're praying God takes you instead
Trust me friend a hundred years goes faster than you think
So don't blink

I was glued to my tv and it looked like he looked at me and said
"Best start putting first things first."
Cause when your hourglass runs out of sand
You can't flip over and start again
Take every breathe God gives you for what it's worth

Don't Blink
Just like that you're six years old and you're taking naps and you
Wake up and you're twenty-five and your high school sweetheart becomes your wife
Don't blink
You just might miss your babies growing like mine did
Turning into moms and dads next thing you know your better half
Of fifty years is there in bed
And you're praying God takes you instead
Trust me friend a hundred years goes faster than you think
So don't blink

I've been tryna slow it down
I've been tryna take it in
In this here today gone tomorrow world we're livin' in

Don't blink
Just like that you're six years old and you're taking naps and you
Wake up and you're twenty-five and your high school sweetheart becomes your wife
Don't blink
You just might miss your babies growing like mine did
Turning into moms and dads next thing you know your better half
Of fifty years is there in bed
And you're praying God takes you instead
Trust me friend a hundred years goes faster you think
Don't blink

Naw, don't blink
Life goes faster than you think

Uma coisa chata ?

Ontem aprendi com a minha mãe uma forma de como NÃO dar uma notícia ruim.
Estava dirigindo, quando ela me liga e com um tom de voz apreensivo fala:

-Filha, tá aonde?- depois que eu respondi, seguiu- A tá.... CUIDADO TÁ, por favor!

-Tá bom mãe. Por que você está falando assim ? Aconteceu alguma coisa ?

-Ah filhinha, aconteceu. Aconteceu uma coisa chata com o fulano*.- Nisso ela me conta que o fulano sofreu um acidente assim assado e tal tal tal e lero lero lero e nada do desfecho.

-E aí mãe?!?!!? Ele MORREU?!

-Morreu.

______
Como assim uma coisa chata ?! Pode acontecer algo pior com alguém do que morrer ? "Uma coisa chata" não define nem de longe uma morte. Remete a algo inesperado e que implica no sofrimento de consequências que não estavam nos planos.
Um desvio de percurso, não o FIM do percurso.

Ele podia estar internado, numa cirurgia... pensei em tudo menos na morte. Se fulano* fosse alguém mais próximo seria difícil perdoar minha mãe pelos segundos de esperanças que ela me deu.

Uma dica: nada de "coisa chata" ou de enrolar. Morreu, morreu.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Diga XiiiiIIIiiiS !

Ah vou falar sobre sites de fotos que tiram das pessoas na night.

Ok, se for no início da noite, a maquiagem tá ótima, o cabelo também mas NUNCA é no início da noite. Pelo menos comigo não. É só eu prender o cabelo e tchanaaam, aparece um carinha com a câmera na mão e o crachazinho no peito.

Mas se for depois de umas e outras..... ai ai ai.

Primeiro que lá pela tantas vc NUNCA tira uma foto só. Tira várias. Faz um book. "Tira mais uma?! Amiiiiga agora com você!"

Segundo que no dia seguinte você não lembrará de nenhum dos sites. Porque estava escuro e barulhento na hora ou por causa do Alzheimer alcóolico mesmo. Achará as fotos só se tiver pego papelzinho. Certamente o papel estará no bolso da calça que usou. Se não tiver, já era.

Não me preocupo com fotos queima filme. Minha ação é bem rápida quando vejo uma: " Nossa, que merda de foto"- penso ou grito e tomo uma decisão:

Não tiro mais fotos em night.

Só até a próxima night, claro.
.