Tema : Levando em consideração a análise dos acontecimentos políticos da atualidade, reflita sobre a eficácia da recomendação expressa no jargão "RIR É O MELHOR REMÉDIO".
____________________
Doses diárias
As manchetes dos jornais denunciam um país marcado por escândalos de corrupção e aumento da criminalidade. A triste conjuntura política do Brasil contrasta com seu povo, conhecido pela hospitalidade e alto astral. O bom humor é usado pelos brasileiros como válvula de escape para situações onde não se vê outra saída a não ser a aceitação dos fatos.
Engarrafamentos causados por falta de transporte público eficiente, arrastões nas praias e casos de balas perdidas seriam motivos suficientes para os cariocas, por exemplo, não rirem. Entretanto, o riso não se revela apenas como manifestação de alegria. Gargalhadas para os cariocas representam a prerrogativa de que é possível viver feliz apesar dos problemas.
O riso e o humor, está provado cientificamente, diminuem índices de estresse e ansiedade, reforçam a imunidade, relaxam a tensão muscular e amenizam a dor. Não só dor física mas também mental. As pessoas se tornam mais esperançosas e otimistas e dessa forma dão o primeiro passo para melhorar a qualidade de suas vidas.
Mudar o quadro político de uma cidade, ou de um país, não é tão fácil quanto mudar a maneira de lidar com acontecimentos rotineiros. Para os que preferem o mal humor e o descontentamento constante não tardará o consumo de um remédio ou para depressão, ou para problemas de coração. O único remédio que só apresenta efeitos colaterais bons, o ato de sorrir, devia ser prescrito por todos os médicos. Em doses diárias.