sexta-feira, 18 de julho de 2008

Inteligêcia é saber distinguir

Inteligência é a capacidade de fazer distinções. Dependendo do ambiente ou do contexto onde a pessoa está. No mato, o caipira é mais inteligente que o garoto da cidade.

Na praia, o surfista conhece os vários tipos de onda pelo nome. Um músico da pesada sabe distinguir detalhes do som musical que um leigo às vezes não está nem suspeitando. Se um bom médico vê o olho de um paciente ou pega no seu pulso, já saberá distinguir uma série de sintomas. E assim por diante.

Não pretenda ser o cara mais inteligente do mundo, mas também não se acomode em saber pouco. Seja "fera" no que você gosta de fazer.

A comunicação está ligada a um tipo de inteligência, a inteligência interpessoal. Para ser um bom comunicador, aprenda a distinguir os vários tipos de linguagem e aplique esses conhecimentos.
Fique ligado em bons livros, jornais, revistas, filmes, música, participe de cursos e palestras, esteja atento ao que acontece no mundo em que você vive. É assim que se desenvolve a sensibilidade e se amplia a inteligência.

(...) Todos nós somos ignorantes, só que em assuntos diferentes.
(...) Saber que não sabe, já é saber.

Texto e trechos do livro A magia da comunicação ( Dr. Lair Ribeiro )