No primeiro período da faculdade, no entanto, tive uma quedinha pelo assunto. Tive a matéria Introdução a Publicidade e gostei muito. Entre as três habilitações que o aluno pode escolher, jornalismo, publicidade ou cinema, desde o vestibular, eu optei por jornalismo.
Até hoje não mudei de idéia, mas amanhã é um novo dia, tudo pode acontecer. Sei que não quero enfiar coisas inúteis na vida das pessoas dizendo que são essenciais e muito menos brincar com o subconsciente dos consumidores com meu poder de persuasão.
Eu sei tocar as pessoas. Bons publicitários dariam ótimos psicólogos porque analisam comportamentos como ninguém e dizem EXATAMENTE o que você quer ouvir. No meu caso, eu falo sem pensar se será ruim ou não para a pessoa, se ela vai concordar ou não, se vai agradar ou não. Já no caso de um publicitário, ele diz o que você quer ouvir..SEMPRE. Não é o certo, talvez ele mesmo seja contra o que está dizendo mas o que importa é tocar na ferida.
Talvez isso me afaste da publicidade porque há de se fazer o que o cliente manda e pro inferno o que você pensa, ética e valores. Me atrairia mais se fosse encarregada de campanhas de conscientização social.
Certamente, se me mandassem fazer uma campanha social como a das figuras abaixo eu usaria o mesmo estilo. A ironia é pesada mas a auto-avaliação é certeira. Não é dito que o indivíduo ao beber é um idiota. É ele contra ele mesmo." Nossa, eu sou um idiota e posso morrer de bobeira". E ponto.
"Curta e grossa".... para algumas situações só assim que funciona. Com jovens, é só assim que funciona.
Foi também nessa matéria que vi uma entrevista com Oliviero Toscani, fotógrafo italiano, célebre por suas várias campanhas para a Benetton entre 1982 e 2000 nas quais denunciava o racismo e os horrores da Aids. Na época inclusive, ele causou polêmica com um anúncio sobre a anorexia com a publicação de uma foto de uma menina nua e extremamente magra.
No link a seguir tem a matéria que saiu na Folha de São Paulo com a foto e a repercussão.
A foto da mulher realmente é assustadora mas concordo com a ministra italiana, Emma Bonino, responsável por assuntos de comércio exterior, que apoiou a iniciativa. "Parabéns, Toscani, sua campanha é muito eficaz", afirmou a ministra.
Infelizmente as pessoas só entendem a filosofia do 8 ou 80 e quando algo as atinge diretamente. Elas viram aquela foto com os próprios olhos. Viram que a anorexia é uma doença séria e que deve ser combatida. Nessa época morreram duas brasleiras por causa da anorexia e morrem todos os dias outras várias por causa de um padrão imposto pela sociedade, pelo mercado, pela mídia, pelo capitalismo. Infelizmente, a galinha dos ovos de ouro, que é responsável por perpetuar padrões, é justamente a tal habilitação....a publicidade.
Lembro o meu "amigo" Morrie mais uma vez:
"the culture we have does not make people feel good about themselves. We're teaching the wrong things. And you have to be strong enough to say if the culture doesn't work, don't buy it. Create your own."
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