sexta-feira, 19 de setembro de 2008

[ Proposta Tec. I Política ] Progresso do bom senso

Texto que fiz para aula de Técnicas I.
Proposta: Dê sua opinião sobre a liberação das pesquisas com células tronco.
06/2008


_______________

Progresso do bom senso

Um Estado laico é um Estado separado da Igreja e de seus dogmas. O Brasil é um Estado laico mas por diversas vezes mostra submissão ao Catolicismo. A persistência de diversos feriados nacionais religiosos é um exemplo.

Ontem, porém, foi aprovada no Supremo Tribunal Federal a pesquisa com células-tronco, assunto que gerou polêmica com as Instituições religiosas. A igreja assumiu posição contra as pesquisas por acreditar que os estudos com embriões ainda vivos, seriam iguais a matar uma pessoa, tirar o direito à vida.

Alguns ministros do Supremo, por interesses políticos, não consideraram viver em um Estado laico por definição, e por influência da Igreja, votaram contra a pesquisa das células-tronco. Por cinco votos a seis, eles perderam.

Não é a primeira vez que a Igreja se opõe à ciência para manter seus dogmas. Quando representada por números, a realidade do século XXI enfraquece práticas como sexo antes do casamento, oposição ao aborto e ao uso da camisinha, todos condenados pelo Catolicismo.

A convivência com alguém que possa ser beneficiado com o estudo das células tronco leva tal indivíduo a ser a favor desses estudos. Assim como a frieza de um médico, a favor da eutanásia, é desafiada quando é alguém de sua própria família que se deita num leito e é declarado em estado vegetativo.

Analisar cada caso e não generalizar é essencial para atitudes mais justas e mais racionais. Não só a Igreja com seus conceitos rígidos, mas também, no caso das células tronco, os cientistas com o anseio pelas descobertas, devem deixar prevalecer o bom senso já que os benefícios são muitos e milhares de vidas já materializadas podem mudar para melhor. Bem melhor.
.